quarta-feira, 25 de abril de 2012

Exercícios de Termofísica - Calor sensível, calor latente e potência térmica

As questões deste link (http://pt.scribd.com/doc/3420003/Apostila-Fisica-Aula-02-Calorimetria), estão resolvidas e comentados.

Bons estudos e sucessos!

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CALOR SENSÍVEL E CALOR LATENTE


Qual a diferença entre calor sensível e calor latente?

Há duas formas de calor relevantes para os sistemas de ar condicionado: 
  • calor sensível
  • calor latente    
Calor SensívelQuando um objeto é aquecido, a sua temperatura aumenta à medida que o calor lhe é adicionado. Este aumento de calor é designado de calor sensível. Do mesmo modo, quando se retira calor a um objeto e a sua temperatura desce, o calor retirado também é designado por calor sensível. O calor que provoca uma mudança de temperatura num objeto é designado por calor sensível.
Calor LatenteTodas as substâncias puras da Natureza conseguem alterar o seu estado. Os sólidos podem tornar-se líquidos (como o gelo se torna água) e os líquidos podem transformar-se em gases (como a água se transforma em vapor). Mas estas alterações requerem a adição ou perda de calor. O calor que provoca estas alterações é designado por calor latente.
O calor latente, contudo, não afecta a temperatura duma substância - por exemplo, a água permanece a 100°C enquanto ferve. O calor adicionado para manter a água a ferver é calor latente. O calor que causa a alteração do estado sem alterar a temperatura é designado por calor latente.
Esta distinção é fundamental para compreender porque é usado um refrigerante nos sistemas de arrefecimento. Também explica porque são usados os termos 'capacidade total' (calor sensível e calor latente) e 'capacidade sensível' para definir a capacidade de arrefecimento (Tornar-se frio; perder o calor; esfriar) duma unidade. Durante o ciclo de arrefecimento, forma-se condensação no interior da unidade, devido à remoção do calor latente do ar. A capacidade sensível é a capacidade necessária para reduzir a temperatura e a capacidade latente é a capacidade de remover a humidade do ar




























Observer uma ilustração sobre a mudança no estado físico da água, inicialmente a -20°C, chegando a um estado gasoso, completo, a 120°C.


quinta-feira, 5 de abril de 2012

Animação: Os tipos de energia mais usados em cada país


Confira os maiores produtores de energia hidrelétrica, eólica, solar e nuclear

por Redação Galileu
Nações ricas e pobres vivem se digladiando sobre quem tem de emitir menos CO2. Confira quais os países que investiram mais do seu PIB em energia renovável nos últimos 20 anos e como essas fontes já estão presentes na matriz elétrica de alguns deles.


Conheço uma galerinha que chega ser quase impossível fazer silêncio.

Por quanto tempo você consegue suportar o silêncio absoluto?

A poluição sonora em algumas escolas é tanta que pode levar ao estresse e até à perda de audição. Mas, com medidas simples, é possível diminuir a barulheira na classe
Se você mora em uma cidade grande, tem uma família barulhenta ou passou por um dia estressante pode até desejar por alguns momentos de calma. Mas quanto tempo você agüentaria ficar em um silêncio absoluto, sem nenhum tipo de ruído? Uma pesquisa feita nos laboratórios Orfield em Minneapolis do Sul, nos EUA, mostra que ninguém suporta mais do que 45 minutos nessa situação...

Leia mais:
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/1,,EMI301276-17770,00.html

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/clipping/cuidado-o-barulho-faz-mal-a-saude.php

Processos de eletrização


Processos de eletrização


Considera-se um corpo eletrizado quando este tiver número diferente de prótons e elétrons, ou seja, quando não estiver será neutro. 

O processo de retirar ou acrescentar elétrons a um corpo neutro para que esse passe a estar eletrizado denomina-se eletrização.


Alguns dos processos de eletrização mais comuns são: Atrito, contato e indução

Leia mais:

http://www.sofisica.com.br/conteudos/Eletromagnetismo/Eletrostatica/eletrizacao2.php

Linhas de força - Campo elétrico

Está com dúvidas sobre linhas de força do campo elétrico?
PhET Simulações

Faça uma boa leitura através desse link: http://efisica.if.usp.br/eletricidade/basico/campo/linha_forca/

Aproveite faça uma simulação pelo PhET: http://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/charges-and-fields .
Caso esteja em inglês, utilize o Google Chrome e será traduzido automaicamente.

Bons estudos!

Desvendar a Química do dia-a-dia

Um site verdadeiramente interessante. Abordagem sobre assuntos diversos, dando ênfase na química.

Fique curioso e aprenda cada vez mais!

Sucesso!

A Química das Coisas” pretende desmascarar a química escondida no nosso dia a dia e mostrar como os desenvolvimentos recentes desta Ciência contribuem para o bem-estar da Sociedade.

Tudo à nossa volta, na Natureza e fora dela, é constituído por “químicos”. A Química está na base da Vida e faz parte integrante da Sociedade moderna, por vezes de forma surpreendente, e em “coisas” inesperadas.  “Coisas” que ficam à distância de um “click” nestas páginas.

Este projeto foi produzido no âmbito do Ano Internacional da Química 2011 e financiado pelo COMPETE - Programa Operacional Fatores de Competitividadee pelo Ciência Viva, Programa Media Ciência.


Site: http://www.aquimicadascoisas.org/

Resolução de alguns exercícios. Bons estudos!







1. Temperatura: Medida do grau de agitação das partículas de um corpo.


2. Calor: Energia térmica em movimento, devido a diferença de temperatura. O calor se propaga de uma região de maior pra outra de menor temperatura.


3. Calor sensível: Energia que um corpo pode absorver ou ceder, para que acorra apenas mudança de temperatura, sem a mudança de estado físico.


4. Calor latente: Energia que um corpo pode absorver ou ceder, para que ocorra mudança de estado físico da matéria, em temperatura constante.


5. Equilíbrio térmico: Quanto em um sistema está com temperatura uniforme e não existe mais trocas de calor.


6. Sensação térmica: É uma temperatura aparente, é exatamente quando você tem uma sensação de frio ou calor.


7. Calor específico: Quantidade de calor que um pode absorve ou ceder, para que 1g (um grama) sofra variação de temperatura em 1°C (um grau Celsius).


8. Capacidade térmica: Quantidade de calor que um pode absorve ou ceder, para que sofra variação de temperatura em 1°C (um grau Celsius).


9. Condução: Processo de propagação de ocorre de partícula para partícula, sem a movimentação do material que está sendo aquecido.


10. Convecção: Processo de propagação de calor que ocorre nos fluidos (líquidos e gases), provocando uma corrente de convecção, ou seja, o material que está sento aquecido entra em movimento.


11. Radiação: Processo de propagação de calor que ocorre através de ondas eletromagnéticas. É o único processo de propagação de calor que pode ocorrer no vácuo.


12. Dilatação: É o nome que se dá ao aumento do volume de um corpo ocasionado pela aumento de sua temperatura, o que causa o aumento no grau de agitação de suas moléculas e consequente aumento na distância média entre as mesmas. A dilatação ocorre de forma mais significativa nos gases, de forma intermediária nos líquidos e de forma menos explícita nos sólidos.


segunda-feira, 2 de abril de 2012

Cuidados com os cheques elétricos

O estudo da corrente elétrica e iniciado na eletrodinâmica, mas o cuidado que devemos ter com ela, deve ser permanente.
Quem já empinou pipa, subiu em árvores,trocou lâmpada, consertou tomada ou até um remendo de fio elétrico, nã se deu conta que estava passando por um grande perigo. 
Lei os textos dos links
 http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/eletric.htm ou http://www.del.ufms.br/Materiais.pdf 


E muitos cuidados de agora em diante!


Boa leitura!

Balões e eletricidade estática - PhET Simulações


Balões e eletricidade estática

Por que um balão gruda em sua blusa? Esfregue um balão em uma blusa, em seguida, e veja que após soltá-lo, ele voa e em seguida adere à blusa. Veja as cargas na blusa, nos balões, e na parede.

Com esse simulador, verifique os três processos de eletrização estudados em sala de aula. 

Lembram? Contato, atrito e indução. 
Analise-os, elabore seus resumos e bons estudos!

Material de apoio:

Simulador - PhET Simulações


Simulações Interativas de Ciência

 Divertidas, interativas, fundamentadas em pesquisas. 
São as simulações de fenômenos físicos do projeto PhET da Universidade de Colorado. 


 Para ajudar em nosso aprendizado, utilizamos estes simuladores em sala de aula para ajudar na compreensão dos fenômenos físicos. Desde já faça um visita do site (http://phet.colorado.edu/pt_BR/), procure aprender mais. Qualquer dúvida estou aqui para ajudar.

 Bons estudos!

domingo, 1 de abril de 2012

Td 2º ano - Texto: Raio, relâmpago e trovão - Gabarito


1. Os relâmpagos e os trovões são consequência de descargas elétricas entre nuvens ou entre nuvens e o solo. A respeito desses fenômenos, considere as afirmações que seguem:
I. Nuvens eletricamente positivas podem induzir cargas elétricas negativas no solo.
II. O trovão é uma conseqüência da expansão do ar aquecido.
III. numa descarga elétrica, a corrente é  invisível, sendo o relâmpago conseqüência da ionização do ar.
Dentre as afirmações:
a) somente I é correta. 
b) somente II é correta.
c) somente III é correta. 
d) somente I e II são corretas.
e) I, II e III são corretas.

2. No dia seguinte ao de uma intensa chuva de verão no Rio de Janeiro, foi publicada em um jornal a foto a seguir com a legenda: Durante o temporal no morro do Corcovado, raios cortam o céu e um deles cai exatamente sobre a mão esquerda do Cristo Redentor.
A alternativa que explica corretamente o fenômeno é:
a) Há um excesso de elétrons na Terra.
b) O ar é sempre bom condutor de eletricidade.
c) Há uma transferência de prótons entre a estátua e a nuvem.
d) Há uma suficiente diferença de potencial entre a estátua e a nuvem.
e) O material de que é feita a estátua é um mau condutor de eletricidade.


3. O funcionamento de pára raios é baseado:
a) na indução eletrostática e no poder das pontas.
b) na blindagem eletrostática e no poder das pontas.
c) na indução e na blindagem eletrostática.
d) no efeito Joule e no poder das pontas.
e) no efeito Joule e na indução eletrostática.

4. O Brasil é considerado o campeão mundial de descargas elétricas na atmosfera com, aproximadamente, 100 milhões de raios por ano.
Esse número equivale ao dobro do registrado nos Estados Unidos.
Essa ocorrência é explicada pelo calor, que acaba propiciando a formação dos “cúmulos-nimbos”, que são nuvens negras, parecidas com cogumelo atômico e que apresentam um curto período de vida, cerca de duas horas. A descarga elétrica ocorre quando o campo elétrico de uma nuvem supera a capacidade isolante do ar, dando uma descarga elétrica entre a nuvem e a Terra, entre a nuvem e o ar ou entre ou entre as próprias nuvens.
A descarga pode ocorrer mesmo antes de se iniciar a chuva, bastando ter a formação dos cúmulos-nimbos. Portanto, aconselha-se não manipular objetos metálicos pontiagudos em locais abertos, que poderão funcionar como pára-raios. A nuvem eletricamente carregada pode causar nesse objeto pontiagudo:
a) uma atração elétrica devida ao fato de o metal ser isolante.
b) uma atração gravitacional intensa entre o metal e a nuvem.
c) uma eletrização, somente se o metal estiver conectado na rede de energia elétrica.
d) uma indução com carga de sinal contrário ao da nuvem e com uma densidade superficial de cargas acentuada, pelo fato de ser pontiagudo.
e) uma eletrização, somente se o metal estiver perfeitamente isolado do solo.

5. Há uma crença popular segundo a qual “um raio não cai nunca duas vezes em um mesmo lugar”. Lembrando-se do “poder das pontas” e da formação dos raios, é correto afirmar:
a) a crença tem fundamento científico, pois após a primeira queda de raio a superfície perde seu poder de pontas.
b) a crença tem fundamento científico, pois após a primeira queda a superfície que recebeu o raio se carrega e acaba por repelir novos raios.
c) a crença não tem fundamento, pois é evidente que se houver uma ponta em um local elevado, haverá probabilidade de que ela seja atingida por raios, sempre que ocorrer uma tempestade.
d) a crença não tem fundamento cientifico, pois o local que recebeu o raio pela primeira vez, se torna carregado e aumenta a possibilidade de receber raios.

6. As linhas de transmissão de energia elétrica estendem-se por centenas de quilômetros em nosso país. Um dos riscos de interrupção dessa transmissão é a elevada incidência de descargas elétricas atmosféricas (raios). Para proteger as linhas de transmissão utilizam-se cabos condutores como pára-raios, ao longo de toda a linha, apoiados na parte mais elevada das torres.
Em intervalos regulares, esses cabos são ligados à Terra (Figura).

Esses cabos pára-raios são utilizados também para comunicação.
Sua parte externa é metálica, porém em seu interior correm fibras óticas por onde se enviam informações à velocidade da luz em grandes distâncias.

a) Sabendo que esses pára-raios protegem efetivamente os cabos de alta tensão, explique como ocorre essa proteção, descrevendo o trajeto das cargas elétricas induzidas pelos raios no sistema descrito no enunciado.

b) Explique como as informações que passam pelas fibras óticas ficam protegidas de descargas elétricas que ocorrem no próprio pára-raios.

Princípio da blindagem eletrostática ou Gaiola da Faraday


7. Diferencie relâmpago, raio, trovão e explique esses fenômenos.

8. Explique as formas de proteção contra os raios.

9. Descreva 2 mitos sobre raios, relâmpagos ou trovões e explique os motivos deles não são verdadeiros.

10. Como se explica e a importância da Gaiola de Faraday?

É necessário manter um aparelho ou equipamento elétrico ou eletrônico a salvo das interferências elétricas externas, envolve-se o aparelho ou equipamento com uma “capa” metálica, denominada blindagem eletrostática. 

É por essa razão então que aparelhos de rádio, videocassetes, reprodutores de DVD, CD player etc. são montados em caixas metálicas, garantindo que esses equipamentos estejam protegidos das descargas elétricas externas.