quinta-feira, 31 de maio de 2012

PhET Simulação - Mudança de estado físico e Gases Perfeitos

Estas simulações foram vistas em sala de aula.

PhET Simulações - Física, Matemática Química e Biologia


PHET realiza pesquisas tanto no projeto quanto no uso de simulações interativas para entender melhor:
  1. Que características tornam estas ferramentas de aprendizagem eficazes e por quê
  2. Como os alunos se envolvem e interagem com essas ferramentas para aprender, e quais as influências desse processo
  3. Quando, como e por que essas ferramentas são eficazes em uma variedade de ambientes de aprendizagem
Os princípios de design de simulação PhET são baseados em pesquisas sobre como os alunos aprendem (Bransford et al., 2000) e de entrevistas de nossa simulação (ver PhET Design Process). Entre quatro e seis entrevistas no estilo de pensar alto é feita individualmente com cada aluno para cada simulação. Essas entrevistas fornecem uma rica fonte de dados para o estudo de design da interface e a aprendizagem do aluno. O PhET Look and Feeldescreve brevemente os nossos princípios de design de interface e uma discussão completa é encontrada em alguns artigos de Adams et al., 2008.
Bransford, J.D., Brown, A. L. And Cocking, R. R. (2000). How People Learn, Brain, Mind, Experience, and School. Washington, D.C.: National Academy Press

Pesquisar respostas às perguntas mais frequentes:

"As simulações PhET podem realmente substituir equipamentos de um laboratório real?"
Nossos estudos têm mostrado que as simulações PHET são mais eficazes para o entendimento conceitual, no entanto, existem muitos objetivos operacionais de laboratório que as simulações não abordam. Por exemplo, as competências específicas relacionadas com o funcionamento dos equipamentos. Dependendo dos objetivos de seu laboratório, pode ser mais eficaz usar apenas as simulações ou uma combinação de simulações e equipamentos reais

"Os alunos aprendem se eu lhes disser para ir para casa e usar uma simulação?"
A maioria dos estudantes não costuma gastar seu tempo livre por conta própria brincando com uma simulação de ciência (elas são divertidas, mas nem tanto), sem que haja uma motivação direta, tal como uma nota. Esta é uma das razões que estão levando a cabo o projeto de como integrar melhor as simulações aos temas de casa.

"Qual o melhor lugar para usar as simulações PhET no meu curso?"
Acreditamos que as simulações PhET sejam muito eficazes em aula, em atividades de classe, de laboratório e trabalhos de casa. Elas são projetadas com o mínimo de texto para que possam ser facilmente integradas a cada aspecto de um curso.

Nossos interesses imediatos são:

Uso de analogia para construção de compreensão: Os alunos utilizam analogias nas simulações para dar sentido a fenômenos desconhecidos. Representações desempenham um papel fundamental no uso de analogia pelos alunos.
Simulações como ferramentas para a mudança das normas da sala de aula: As simulações são moldadas por normas socioculturais da ciência, mas também podem ser usadas para alterar as normas tradicionais da forma como os alunos participam nas aulas.
Especificidades das Simulações que promovem a aprendizagem e a exploração envolvente: Nossos princípios de projeto identificam as principais características que tornam as simulações ferramentas produtivas para o envolvimento dos alunos. Agora queremos estudar em detalhe como cada recurso afeta o entendimento do aluno.
Integração de simulações ao tema de casa: Simulações têm características únicas que não estão disponíveis na maioria das ferramentas de aprendizagem (interatividade, animação, feedback dinâmico, permitir exploração produtiva)
Eficácia das simulações Química: Nós recém começamos a investigar onde e como simulações químicas podem ser eficazes ferramentas de aprendizado.

Gases Perfeitos - Conceitos